Visita a Milano - 1º Dia - Parte I


Deixámos o Lago di Como já de noite, e a chegada a Milano foi tardia. Fomos de imediato para o parque de campismo Village Città di Milano, onde ainda conseguimos entrar antes da meia-noite.
O parque é densamente arborizado e a zona destinada às autocaravanas está bem localizada à entrada do parque, junto do restaurante e de um bom balneário e com pavimento de gelhas de cimento e relva, bem nivelados.
No dia seguinte fomos de autocarro até à cidade e depois de metro ao centro da cidade, para conhecermos algumas das suas principais atrações turísticas. Milano é famosa pela sua riqueza em locais históricos e modernos, como o Duomo, uma das maiores e mais grandiosas catedrais góticas do mundo; La Scala, uma das melhores casas de ópera do mundo; a Galleria Vittorio Emanuele II, uma antiga e glamourosa galeria com arcadas; a galeria de arte Brera, com alguns dos melhores trabalhos artísticos na Europa; a Torre de Pirelli, um exemplo majestoso de 1960, com arquitetura modernista italiana; o San Siro, um enorme e famoso estádio de futebol, ou o Castello Sforzesco, um grande castelo medieval. Além disto tudo, ainda contém uma das pinturas mais famosas do mundo, de Leonardo da Vinci, A Última Ceia, que se encontra no Convento de Santa Maria delle Grazie.
Milano é o centro cultural, industrial e financeira da Itália. É também a capital da Lombardia (norte da Itália) e um dos principais centros de moda mundial e a segunda maior cidade da Itália. 
Embora na época do Império Romano, esta cidade era a capital romana da metade ocidental do Império, não há muitas lembranças deste período na Milano dos nossos dias. Esta é hoje uma metrópole moderna de passada rápida e uma das cidades mais industrial e comerciais da Europa. Mas definitivamente o que tornou esta cidade famosa, foi sem dúvida, a sua indústria de Design.
Começámos a nossa visita á cidade, na Piazza del Duomo, à frente da Catedral da cidade, um dos maiores templos religiosos do mundo. A construção da catedral começou no séc. XIV, quando Gian Galeazzo Visconti governou a cidade e é hoje uma bela amostra do maravilhoso Gótico Flamejante.
A Catedral está localizada em plena Piazza del Duomo, o centro nevrálgico de Milano. Esta catedral mostra-nos a preferência dos lombardos para a decoração profusa. O Duomo tem mais de 2.000 esculturas e inúmeras torres e capiteis. Do alto do telhado da igreja, pode admirar-se uma vista maravilhosa da cidade.
A sua fachada é uma mistura feliz dos seguintes estilos: barroco, neogótico e neoclássico. As portas são de bronze do séc. XIX. Os mais bonitos são os portões centrais, projetados em 1906, por Lodovico Pogliaghi, em estilo neoclássico com influências Art Nouveau.
No pórtico com cinco baixos-relevos estão 1.629 desenhos Giambattista Crespi. O resto da decoração da fachada principal, foi realizada a partir do início do séc. XIX. A parte mais antiga da catedral é a abside, com três janelas rosa maravilhosas, desenhadas por Filippino de Modena.
A construção desta catedral durou vários séculos. A torre central foi concluída em 1769, e a fachada foi concluída após uma ordem de Napoleão. As obras foram concluídas no séc. XIX, mas após a II Guerra Mundial, o templo teve que ser reconstruído porque sofreu alguns danos.
O interior desta catedral é tão impressionante como o seu exterior. Ali podem ser encontrados alguns monumentos interessantes. Um dos mais interessantes é o túmulo do arcebispo Ariberto de 1045, com um crucifixo de ouro do séc. XI. Dignos de reparo são também os monumentos tumulares de Ottone e Giovanni Visconti, o de Gian Goiacomo Medici (1560), o de San Bartolome e Marco Carelli (1394), na nave direita.
Alguns outros trabalhos interessantes na catedral são: o monumento do Papa Martinho V (1424), por Tradate; o Cardeal Mario Caracciolo (1538), por Bambaia; o altar-mor no presbitério do séc. XVI; o conjunto de cadeiras, do séc. XVI e na nave o Candelabro de Trivulzio.
Fonte: http://www.virtourist.com / Wikipédia.org / http://wikitravel.org/

Nenhum comentário: